Retinopatia Diabética

É uma doença que se dá em função da complicação do Diabetes Mellitus. A retinopatia diabética provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos sanguíneos que irrigam a retina, o que pode levar à cegueira.

Estima-se que cerca de 80% dos pacientes que sofrem de diabetes há 25 anos ou mais sejam atingidos pela retinopatia. Com o tempo e avanço da doença aumenta-se o risco de hemorragias que podem levar ao descolamento da retina. Por isso, é muito importante que portadores de diabetes façam exames específicos e estejam em constante acompanhamento com o oftalmologista.

A retinopatia diabética pode manifestar-se de duas formas:

Somente um oftalmologista pode realizar o diagnóstico de retinopatia. Os exames que detectam a doença são o de fundo de olho, mapeamento e angiografia da retina. Esta é uma patologia de difícil percepção, por isso é fundamental que as pessoas diabéticas realizem exames com frequência. Para pacientes que já possuem o diabetes há muitos anos, o cuidado deve ser redobrado. As gestantes diabéticas também devem estar atentas e realizar exame a cada trimestre da gravidez.

A retinopatia é uma doença silenciosa e na maior parte dos casos não apresenta sintomas. É muito comum que os pacientes relatem vista embaçada. Entretanto, quando ocorre sangramento na retina, os sinais são manchas e pontos escuros na visão.

Há três métodos de tratamento da retinopatia, que são recomendados de acordo com a situação de cada paciente. Quando a doença já está instalada, principalmente se for do tipo proliferativo, opta-se pelo uso do laser, num processo chamado panfotocoagulação. O método basicamente fotocoagula os novos vasos formados e as áreas que estão sem oxigenação.

No caso de hemorragia grave, pode ser necessário recorrer ao procedimento cirúrgico conhecido como vitrectomia, que tem a função de remover o sangue do olho.

Outra possibilidade são as injeções intraoculares de medicamentos anti-vegf para a potencialização dos tratamentos anteriores.

Os meios de prevenção desta patologia são fundamentalmente os mesmos para evitar o diabetes. Assim, o paciente deve: