Pterigio

O pterígio é uma alteração do tecido conjuntivo fibrovascular, geralmente nasal, podendo ser bilateral. Tem um formato triangular e cresce em direção à córnea.

A causa exata não se conhece bem até hoje. Pode ser provocado por fatores hereditários ou ambientais e tem maior incidência em regiões onde o clima é mais seco e quente. O pterígio ocorre em pessoas que passam bastante tempo diante do ar livre, principalmente durante o verão e com exposição prolongada ao sol. Ambientes com poeira também favorecem o surgimento da doença.

É comum observar os olhos vermelhos, sentir ardência, lacrimejamento, coceira, sensação de “areia” nos olhos, desconforto com a luminosidade e alteração na visão. A doença evolui de forma diferente entre pacientes, podendo ser de semanas ou anos.

O diagnóstico é clínico (feito pelo médico oftalmologista), mas alguns exames podem ser necessários para avaliação do olho e programação cirúrgica.

No início o tratamento pode ser clínico. É importante um acompanhamento oftalmológico para se fazer a proteção adequada dos olhos. A indicação do oftalmologista pela realização da cirurgia é feita quando há ameaça real à visão ou se esta já se encontra comprometida.