Degeneração Macular relacionada à idade

A doença afeta a mácula, área central da retina, e evolui com baixa visão progressiva. Esta é uma das principais causas de cegueira em pessoas que passaram dos 50 anos. A degeneração da mácula relacionada à idade é identificada pela sigla DMRI.

Ela pode ser ocorrer de dois tipos:

A doença pode ser desencadeada por uma série de fatores genéticos, metabólicos e ambientais, tais como:

A DMRI pode ser diagnosticada e caracterizada por meio de dois exames: o mais adequado, chamado angiofluoresceinografia; ou o OCT (tomografia de coerência óptica), que é um método menos agressivo.

O sintoma mais recorrente é uma espécie de borrão na imagem, que vem do comprometimento da visão central.

Tratamentos

Estes variam de acordo com o tipo da doença. Em geral pode-se partir até mesmo de uma reeducação alimentar.

Quando se trata da doença em sua face seca, não há tratamentos específicos. Assim, torna-se necessário reabilitação com auxílios ópticos para visão subnormal. Já o tipo úmido, pode ser tratado com laser e injeções intra-vítreas, que impedem a formação de novos vasos sanguíneos.

Em casos mais graves, pode-se recorrer a cirurgias. Em se tratando de DMRI as operações são as injeções intra-vitreas e a fotocoagulação a laser.