Ceratocone

O ceratocone é uma deformidade em que há uma projeção e afinamento progressivo da córnea. Isso leva à diminuição da visão por astigmatismo irregular e aberrações visuais.

A suspeita do ceratocone ocorre naqueles pacientes que tem aumento progressivo do grau dos óculos, principalmente do astigmatismo, além do aumento da curvatura corneana. O quadro típico do paciente portador de ceratocone é de trocas frequentes de grau de óculos, que passam a ser insuficientes para melhora da visão até que haja necessidade de lentes de contato.

Ainda não há uma causa única atribuída ao surgimento do ceratocone. Frequentemente, associa-se a doença com conjuntivites alérgicas e ao ato de coçar os olhos. Outro fator pode ser a hereditariedade.

A principal queixa relatada por pacientes com ceratocone no início da doença é um desfocamento da visão, mas os sintomas podem ser similares a outros defeitos refrativos. A evolução da doença pode causar deterioramento rápido dos olhos fazendo com que a qualidade da visão fique prejudicada e a visão noturna fraca. A percepção da qualidade da visão pode ser diferente entre os olhos.

O diagnóstico do ceratocone é confirmado por exames especiais que avaliam a saúde da córnea. A Topografia fornece um mapa preciso das curvaturas da córnea, em escala de cores, que permite o diagnóstico e classificação do tipo da doença. Em resultados alterados da Paquimetria são encontrados valores abaixo dos normais indicando córnea delgada.

A evolução do ceratocone é extremamente variável entre os olhos do mesmo paciente e entre pacientes diferentes. Essa evolução pode ser lenta ou rápida, simétrica ou assimétrica dependendo da idade do paciente.

Em quadros iniciais a visão pode ser corrigida com óculos, lentes de contato rígidas ou gelatinosas. Caso haja evidencia de progressão da doença e intolerância ao uso de lentes de contato, podem-se realizar outros procedimentos avançados disponíveis atualmente.

O Crosslinking (CXL) é um novo e promissor tratamento cujo objetivo é retardar a evolução do ceratocone. Muitos estudos, especialmente na Europa, têm demonstrado a sua capacidade em prevenir a evolução da doença em pacientes jovens com histórico familiar e/ou imagens tomográficas sugestivas de ceratocone. Todavia, o CXL não é uma cura. Óculos ou lentes de contato ainda serão necessários após o tratamento do cross-linking. Terapias adjuvantes (que são capazes de aumentar a eficácia dos tratamentos) podem ser associadas, e até mesmo necessárias, como o anel de Ferrara.

O anel de Ferrara (anel corneano) consiste em segmentos “plástico-acrílicos” introduzidos dentro da córnea a fim de se corrigir a deformidade, melhorar a visão e a adaptação de lentes de contato. É uma cirurgia com finalidade de melhorar a irregularidade da córnea sem finalidade refrativa (não é uma cirurgia para correção de grau).

Em casos extremos de ceratocone avançado, em que não se consegue boa visão com lentes de contato, indica-se o transplante de córnea que pode ser lamelar ou penetrante. No transplante de córnea lamelar remove-se 90% do tecido corneano, mas o endotélio, a região mais profunda da córnea, permanece intacto, não é removido. No transplante penetrante toda a córnea receptora é removida e substituída pela córnea doadora.

Como o ato de coçar os olhos é considerado uma das causas da doença, a prevenção mais indicada consiste em evitar todas as condições que levem ao aumento do atrito entre a córnea e a pálpebra:

Recomenda-se também a visita periódica ao médico oftalmologista e a realização de exames regularmente principalmente para pessoas que possuem histórico familiar.