Catarata

O olho humano possui uma lente natural que normalmente é transparente e proporciona uma imagem clara às pessoas. Quando esta lente se torna opaca, a visão é diminuída e as imagens ficam embaçadas. A esta opacificação da lente natural do olho dá-se o nome de catarata.

A catarata pode desenvolver-se em qualquer idade, desde o nascimento até a velhice, mas é mais comum em indivíduos acima de 60 anos de idade.

O sintoma mais comum é a diminuição da visão para longe e/ou para perto. Outros sintomas são diminuição do contraste, alteração de cores e alterações no grau dos óculos. Em casos avançados existe perda completa da visão e a pupila se torna branca (catarata total). Entretanto, nenhum desses sintomas é observado exclusivamente com a catarata.

O diagnóstico é clínico (feito pelo médico oftalmologista), mas alguns exames são essenciais para avaliação do olho e programação cirúrgica: topografia, biometria, microscopia e potencial de acuidade visual.

Uma vez diagnosticada a catarata, seu tratamento é essencialmente cirúrgico. Sempre que a pessoa sentir que sua visão diminuiu o bastante ao ponto de interferir em suas atividades cotidianas ela pode ser operada. Neste caso, é o paciente que determina quando a cirurgia será realizada. No passado indicava-se aguardar até que a catarata se tornasse “madura” (mais avançada) em função da técnica que era utilizada. Com o surgimento de procedimentos mais modernos, quem possui catarata não precisa mais viver com as limitações da doença e pode decidir por operar assim que a doença é diagnosticada.

A qualidade, o tipo e o formato da lente intraocular a ser implantada será discutida com o oftalmologista tendo uma gama enorme de possibilidades.

A realização de exames oftalmológicos periodicamente é a principal ferramenta para a detecção precoce da catarata.